11 de janeiro de 2012

Guimarães Rosa


João Guimarães Rosa

Nasceu a 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, Minas Gerais. Após passar a infância no centro-norte de seu estado natal, onde seu pai exercia atividade comerciais na zona da pecuária, vai para Belo Horizonte, onde cursa o secundário e a faculdade de Medicina.
Graduado, trabalha em várias cidades do interior mineiro, sempre demonstrando profundo interesse pela natureza, bichos e plantas, pelos sertanejos e pelo estudo de línguas (inclusive, estudando sozinho alemão e russo).
Em 1934 inicia sua carreira diplomática prestando concurso para o Ministério Exterior - serviu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial; posteriormente, na Colômbia e na França. Em 1958, é nomeado ministro; é dessa época o reconhecimento da genialidade do escritor, em consequencia da publicação de "Corpo de baile" e "Grande sertão: veredas", ambos em 1956.
Em 16 de novembro de 1967, João Guimarães Rosa toma posse na Academia Brasileira de Letras; três dias depois, a 19 de novembro, morre no Rio de Janeiro.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 304-305)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.