10 de janeiro de 2012

Oswald de Andrade


José Oswald de Sousa Andrade

Nasceu em São Paulo, a 11 de janeiro de 1890. Cursou faculdade de Direito no Largo de São Francisco, bacharelandose em 1919. Desde o retorno de sua primeira viagem à Europa, em 1912, trazendo as idéias do Futurismo, Oswald de Andrade transformou-se em figura fundamental dos principais acontecimentos da vida cultural brasileira na primeira metade do século XX.
Homem polêmico, irônico, gozador, teve uma vida atribulada, não só no que diz respeito às artes como também à política e aos sentimentos: foi o idealizador dos principais manifestos modernistas; militante político, teve profundas amizades e inimizades, rumorosos casos de amor e vários casamentos (com destaque para dois: com Tarsila do Amaral e com Patrícia Galvão, a Pagu). Mais do que em outros escritores, sua vida e obra são irmãs gẽmeas, como afirma seu filho Rudá em carta ao crítico Antõnio Candido:
"Creio que a obra de Oswald não pode ser estudada desvinculada de sua vida."
E aqui cabe chamar a atenção para dois fatos: primeiro, a vida de Oswald tem um verdadeiro divisor de águas, o ano de 1929, quando, fazendeiro de café, vai à falência; segundo, criou-se a imagem de um "palhaço da burguesia", o que, em muito, ofuscou o brilho de sua obra e amargurou o escritor nos últimos anos de sua vida.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 236-237)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.