11 de janeiro de 2012

Função social da escola


Função social da escolaA Política da InclusãoFaço minha as palavras de Vera Lúcia Pereira da Costa: "...resgatar a função social da escola. Onde o aluno encontre motivos para estar ali e participar de maneira ativa, dinâmica, construindo seu aprendizado, pois, uma sociedade só é de fato democrática quando os cidadãos que dela fazem parte são em primeiro lugar alfabetizados, reflexivos, com condições reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e deveres."

Transformar as escolas públicas brasileiras em espaços inclusivos e de qualidade, que valorizem as diferenças sociais, culturais, fiscais e emocionais e atendam às necessidades educacionais de cada aluno é um dever de todos. Atender a estas expectativas é um objetivo longe de triste realidade. Vivemos num mundo democrático mas, cheio de desigualdades.

ANÁLISE DE REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Escola Pública, hoje, não está preparada para a Inclusão Educacional. Questões como Deficiência Mental, Formação de Educadores, Concepção de Inclusão e de Educação Especial demandam tempo para que a Comunidade Escolar se adeque e se prepare para atender a esta a uma clientela antes atendida por instituições exclusivamente voltadas para este tipo de atendimento.
As reflexões do Estado fundamentam a educação especial na perspectiva da integração, propondo uma análise da formação de educadores, do conceito de deficiência mental e das práticas escolares a partir da evolução da concepção sob o novo paradigma no contexto da educação
inclusiva.
É preciso diminuir a carga horária e os dias letivos. A quantidade de professores afastados com problemas de saúde, causados pela excessiva carga horária, provam que o novo modelo proposto pelo projeto de lei não é funcional.

PROCESSO DE INCLUSÃO
Comunidade Escolar e a Política de Inclusão, Os Educadores e a Educação Inclusiva, A Inclusão nos Casos de Deficiência e Doença Mental, Construção de Espaços Inclusivos,

REDES DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Princípios Norteadores, Objetivos da Rede de Apoio à Educação Inclusiva, Equipe Interdisciplinar
A escola no passado, a Função do Professor,

AÇÃO DO GESTOR ESCOLA,
A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento
das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da
aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes,
e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualiazada desenvolvendo
nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em
que vivem.

Professores e alunos motivados faz o espaço escolar deixar de ser apenas um ponto de encontro para ser também lugar de crescimento intelectual e pessoal.


Referência Bibliográfica:
Paulon, Simone Mainieri. Documento subsidiário à política de inclusão / Simone Mainieri Paulon, Lia Beatriz de Lucca Freitas, Gerson Smiech Pinho. –Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005. 48 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.