11 de janeiro de 2012

Homem iraniano detido por espionagem


A televisão estatal transmitiu uma entrevista gravada com Amir Mirza Hekmati, na qual ele disse que tinha recebido treinamento pelos serviços de inteligência dos EUA. O canal disse que ele tinha sido enviado para o Irã e de fornecer informações erradas para a inteligência iraniana.

TEERÃ - A televisão estatal iraniana no domingo foi ao ar com o que descreveu como a confissão de um homem iraniano detido por espionagem para a CIA. O Ministério de Inteligência do Irã disse no sábado que havia capturado um espião da CIA de origem iraniana que tinham recebido treinamento em unidades do Exército dos EUA inteligência e passou um tempo em bases militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão.

A televisão estatal mostrou Hekmati sentado, vestindo uma camisa de colarinho aberto. "Eles (os agentes dos EUA) disseram-me: 'Se você for bem sucedido nesta missão, podemos treiná-lo ainda mais, podemos dar-lhe outras missões ... Esta missão exige que você viaje para o Irã", disse ele, parecendo calmo.

Em um vídeo no boletim de notícias do canal principal, fotos de Hekmati foram mostradas no que parecia ser bases militares dos EUA. "Eu estava em um centro de espionagem em Bagram (a maior base dos EUA no Afeganistão) ... Fui para Dubai e depois ... eu voei para Teerã", disse Hekmati, sem mencionar a data. "Eles me disseram: 'Você vai se tornar uma fonte de informações de inteligência militar e para os iranianos por três semanas e daremos-lhe dinheiro para isso e então você volta.'"

A televisão estatal iraniana tem passado difusão das confissões do acusado ​​de ameaçar a segurança do Estado. Em maio, Teerã anunciou a prisão de uma rede de 30 espiões da CIA envolvidos em sabotagem e espionagem. Na terça-feira 15 pessoas foram indiciadas por espionar para Washington e Israel. Sob a lei islâmica do Irã, espionagem pode ser punida com a morte.

http://www.youtube.com/watch?v=cNSNkmWePH0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.