C38: Serviços comunicação, publicidade, propaganda, transporte, armazenagem, embalagem, hotelaria, alimentação. C41: Serviços ensino educação de qualquer natureza e grau, diversão, sorteio, jogo, organização espetáculos em geral, congresso, feira. serviços prestados sem finalidade lucrativa ou de natureza filantrópica. mensagens; bíblicas; biologia; gospel; historia; literatura; noticias;
10 de janeiro de 2012
Antônio Frederico de (Castro Alves)
Antônio Frederico de (Castro Alves)
Nasceu a 14 de março de 1847, no município de Curralinho, Bahia. Após os primeiros estudos na Bahia. Após os primeiros estudos na Bahia, segue para Recife junto com o irmão José Antônio, onde vive a experiências que marcariam a sua vida: os primeiros sintomas da doença pulmonar; o início de seu romance com a atriz portuguesa Eugênia Câmara; o desequilíbrio mental do irmão.
Em 1864, o poeta inicia seu curso jurídico e ocorre o suicídio de José Antônio. Em 1867 abandona definitivamente Recife; na Bahia, a apresentação do drama Gonzaga ou A Revolução de Minas traz a consagração popular do poeta e de Eugênia.
Um ano depois chega a São Paulo, acompanhado de Eugênia Câmara e do colega Rui Barbosa; requer matrícula no 3º ano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. A 7 de setembro, na sessão magna comemorativa da Independência, declama pela primeira vez o poema "Navio negreiro". Ao final do ano, fere acidentalmente o pé com uma arma de fogo que carregava a tiracolo durante uma caçada.
Em 1869 amputa o pé em consequencia do ferimento e se retira para a Bahia; lá sobrevém o agravamento da doença pulmonar.
No dia 6 de julho de 1871, às 3h30min da tarde, falece o poeta, junto a uma janela banhada de sol, como era seu último desejo.
Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 85)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, escreva seu comentário aqui.