11 de janeiro de 2012

Jorge Amado


Jorge Amado de Faria

Nasceu em Itabuna, zona cacaueira no sul do Estado da Bahia, a 10 de agosto de 1912. Passou a infância dividido entre a cidade natal e Salvador.
Em 1931, matricula-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro; nesse ano, estréia com o romance O país do carnaval. Em 1932, levado por Raquel de Queiroz, frequenta grupos políticos de esquerda; filia-se ao Partido Comunista Brasileiro.
Em 1935, forma-se em Direito mas passa a sofrer perseguições políticas, que o levam a exilar-se, temporariamente, na Argentina. Em 1936 e 37 conhece as agruras da prisão política. Em 1946, com a redemocratização, elege-se deputado pelo PCB, mas no ano seguinte tem seu mandato suspenso em consequência da decretação de ilegalidade do partido.
Em 1948 inicia uma viagem a vários países socialistas da Europa. A partir de 1958, inicia uma produção metódica, que lhe tem permitido viver da literatura. Jorge Amado representa o regionalismo baiano das zonas rurais do cacau e da zona urbana de Salvador. Sua grande preocupação foi fixar tipos marginalizados para, através dele, analisar toda uma sociedade.
Morre em 06 de agosto de 2001.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 291)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.