7 de outubro de 2011

A origem da vida


A origem da vida

Diversas tentativas para explicar a origem dos seres vivos forma feitas desde tempos remotos. Para os fixistas, a origem da vida nunca constituiu um problema, uma vez que acreditavam que as espécies existentes foram criadas por ato divino. Outra corrente de pensamento, aceita pelo povo em geral e por grande parte dos cientistas, até meados do século XIX, era a de que seres vivos podiam originar-se de matéria não-viva - teoria da geração espontânea. A teoria da geração espontânea caiu em descrédito no século passado graças, principalmente, aos experimentos d Louis Pasteur. Com a queda definitiva da teoria da geração espontânea, o problema da origem da vida voltou a ser discutido sob a luz da teoria da evolução.

A teoria da geração espontânea, também conhecida como abiogênese, diz que seres vivos podem surgir da matéria sem vida. Este conceito muito difundido entre os cientistas até meados do século passado foi definitivamente desacreditado pelos experimentos de Pasteur.

A Terra, logo após a sua formação, apresentava condições completamente diferentes das atuais; sua superfície era muito quente e sua atmostera constituída fundamentalmente por metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).

Os cientistas acreditam que nas condições da Terra primitiva surgiram compostos orgânicos que, gradativamente, constituíram sistemas moleculares capazes de se autoduplicar e controlar sua própria atividade; estes teriam sido ancestrais dos primeiros seres vivos.

Diversos experimentos em que se simulam, em aparelhos bem elaborados, as condições da Terra primitiva tem demonstrado que, realmente, moléculas orgânicas podem ter-se formado na Terra primitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.