7 de outubro de 2011

A herança relacionada com o sexo



A herança relacionada com o sexo

Os cientistas ingleses Doncaster e Raynos, ao estudarem a herança de cor em uma espécie de mariposa, descobriram um fenômeno extremamente interessante, que trouxe grandes progressos à Genética e veio confirmar a teoria cromossômica da herança.

O estudo do gene mutante para olho branco em Drosophila, levando a efeito por Thomas H. Morgan e colaboradores, assentou definitivamente as bases da teoria cromossômica da herança. Morgan sugeriu que o gene determina a cor de olho branco em Drosophila estava situado no cromossomo X.

O sexo é determinado, em muitas espécies, pelos cromossomos sexuais. São conhecidos vários sistemas de determinação de sexo, como os sistemas XY, X0, ZW e Z0.

Genes que se localizam no cromossomo X, sem homologia com o cromossomo Y, são determinados genes ligados ao X. Tais genes estão presentes em dose dupla nas fêmeas e em dose simples nos machos, nos quais estão em condição hemizigota.

São conhecidos alguns genes que se localizam no cromossomo Y, sem homologia com X. Tais genes estão presentes apenas nos machos em dose simples e são denominados genes holândricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.