7 de outubro de 2011

A genética de populações


A genética de populações
A seleção atua escolhendo, entre a grande variedade genética do membros de uma população, aquelas combinações gênicas que conferem vantagens aos indivíduos que as possuem. Assim, ao longo do processo evolutivo, a frequência de certos genes aumenta na população, enquanto a de seus alelos diminui proporcionalmente. Pode-se concluir, portanto, que a evolução biológica é um processo que envolve, fundamentalmente, mudanças nas frequências gênicas das populações.

A evolução é um processo que envolve mudanças na estrutura genética das populações. Estas mudanças são estudadas pela Genética de Populações.

Na chamada condição de equilíbrio genético, ou seja, na ausência de mutação, de seleção ou de migração, as frequências gênicas de uma população infinitamente grande e que se reproduz sexuadamente por fecundação cruzada não se alteram no decorrer das gerações.

O princípio o lei de equilíbrio gênico, também conhecido como lei de Hardy-Weinberg, estabelece que, na condição de equilíbrio genético, as frequencias dos diferentes genótipos quanto a um par de genes alelos (por exemplo A e a) se distribuem de acordo com a razão p2 (AA) : 2 pq (Aa) : q2 (aa), onde p e q correspondem, respectivamente, às frequências dos dois alelos alternativos (p = f(A) e q = f(a)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.