7 de outubro de 2011

A evolução a nível de espécie


A evolução a nível de espécie

A formação de novas espécies é uma etapa fundamental do processo evolutivo. Acredita-se que os princípios básicos que levam à formação de gêneros, famílias, ordens etc., ou seja, o que leva à diversificação do mundo vivo, constituem apenas uma extensão dos princípios que regem a formação de novas espécies.

Especiação é o processo pelo qual, a partir de uma única espécie ancestral, formam-se duas ou mais novas espécies.

Espécies são grupos de populações naturais que se cruzam real ou potencialmente e que estão isoladas reprodutivamente de outros grupos semelhantes.

A maioria dos biólogos acredita que a forma mais frequente e geral de especiação se dê via isolamento geográfico. A impossibilidade de troca de genes entre populações isoladas fez com que se acumulem diferenças genéticas entre elas, culminando com o isolamento reprodutivo.

Isolamento reprodutivo é qualquer tipo de mecanismo natural que impede a mistura de genes de duas populações quando elas entram em contato.

Raças são populações isoladas, mas pertencentes a uma mesma espécie, com características particulares que as diferenciam entre si. As raças, também chamadas subespécies, são estágios intermediários do processo de especiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.