8 de outubro de 2011

Cataflam e Voltaren poderiam causar problemas cardiovasculares



Cataflam e Voltaren poderiam causar problemas cardiovasculares
Uso de antiinflamatório aumenta riscos cardíacos em 40%

Um levantamento de dezenas de estudos demonstrou que o diclofenaco --princípio ativo dos tradicionais remédios Voltaren e Cataflam-- pode aumentar em 40% os riscos de ataque cardíaco e morte súbita. O diclofenaco também é vendido como genérico no Brasil.

Reprodução

Voltaren tem como princípio ativo o diclofenaco, que aumenta os riscos de um ataque cardíaco
A informação alarmante foi divulgada nesta terça-feira pela edição on-line da revista "Nature". Os riscos cardiovasculares da droga são tão graves quanto os apresentados pelo antiinflamatório Vioxx, retirado do mercado há cerca de dois anos.

A revisão sobre as pesquisas anteriores, publicada no "Journal of the American Medical Association", analisou 23 estudos que envolveram 1,6 milhão de pacientes.

O diclofenaco é uma das substâncias mais receitadas do mundo.

Especialistas entrevistados pela "Nature" informaram que um medicamento equivalente ao diclofenaco que não eleva riscos cardíacos seria o naproxeno.

Em nota, a Novartis, fabricante do Voltaren e Cataflam afirmou que o tipo de estudo realizado "não é aceito pelos órgãos reguladores como evidência clínica para suporte de registro de produto". A nota afirma ainda que outros estudos científicos não indicam qualquer aumento de risco cardiovascular relacionado ao uso do diclofenaco.

A Novartis afirma ainda que o estudo não levou em consideração dados favoráveis ao remédio e que considera o resultado do estudo questionável. A empresa não pretende retirar os medicamentos de circulação.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15175.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.