15 de janeiro de 2011

Um novo jardim



UM NOVO JARDIM
(Artigo publicado no jornal “O Globo” de 12/12/2010)


Por: Osias Wurman*

O recente incêndio que devastou cinco milhões de arvores em Israel, durante 84 horas, ceifando 41 vidas, mobilizou 20 países, e a presença de quase 200 voluntários estrangeiros, todos pilotos ou bombeiros.



O destaque foram os aviões enviados pela Turquia e os carros de combate ao fogo enviados pela Autoridade Palestina.



Pego de surpresa, e relativamente sem recursos materiais para combater um incêndio de gigantescas proporções, o governo de Israel apelou por socorro internacional, em alto e bom tom.



O vulto da catástrofe ecológica pode ser mais bem entendido se considerarmos que serão necessários 40 anos para recompor as matas e reservas florestais que foram destruídas.



Falando no ato do sepultamento de um jovem herói de 16 anos que, voluntariamente, lançou-se contra as chamas na tentativa de salvar israelenses presos num ônibus atingido pelo fogo, Shimon Peres, o presidente de Israel, disse que a solidariedade compensou e superou a carência material.



Na verdade, tivesse o mundo civilizado, nas décadas de 30/40, ouvido com a mesma atenção e presteza, ao chamamento em prol das vitimas civis do regime nazista, o povo judeu não teria perdido 1/3 de sua população.



A presente demonstração de apoio ao povo de Israel emocionou a todos que vivenciaram a destruição física e material provocadas pelas labaredas no Monte Carmel.



Como efeito colateral benigno, ressaltamos o restabelecimento de conversações diretas entre Israel e Turquia, que aconteceram imediatamente em Genebra, na Suíça, e as prolongadas conversas telefônicas entre Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.



Os ventos que alimentaram as chamas também sopraram novas esperanças de paz para a região.



Negociações diretas entre as partes, única saída viável para o impasse que perdura por mais de seis décadas, não devem ser postergadas ou boicotadas por novas soluções unilaterais.



Extemporâneas e erráticas manifestações em prol da declaração imediata de um Estado Palestino, sem a imprescindível anuência e parceria do Estado de Israel, só servem para tumultuar um processo de paz que evoluiu, ainda que lentamente, desde o acordo de Oslo II, assinado em 1995 por Itzhak Rabin e Yasser Arafat.



Perderam-se preciosas vidas humanas e animais, e foram destruídas inestimáveis reservas florestais, orgulho de uma nação que “transformou um deserto num jardim”, mas, se tiverem servido para amenizar a litigância na região, aproximando as partes, não terá sido em vão.



A emocionante solidariedade mundial servirá para estimular os verdadeiros amantes da paz, do lado israelense e palestino.



*Osias Wurman é jornalista e cônsul honorário de Israel no Rio.

Fonte: http://brasilia.mfa.gov.il/mfm/web/main/missionhome.asp?MissionID=8&

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.