12 de janeiro de 2026

O Scanner V410 OBDII faz a sangria do fluido de freio?

  O Scanner V410 OBDII faz a sangria do fluido de freio?

 <https://www.youtube.com/watch?v=mltJnEWS04w>

Não, o scanner V410 OBDII não faz a sangria do fluido de freio (também conhecida como sangria do ABS).

O V410 é uma ferramenta de entrada focada em diagnósticos do motor e emissões. Ele não possui acesso aos módulos de freio (ABS), airbag (SRS) ou transmissão, nem a capacidade "bidirecional" necessária para ativar a bomba do ABS durante a sangria.

Para que você não compre o equipamento errado, aqui está um resumo das diferenças:

O que o V410 faz:

  • Lê e apaga falhas do motor (luz da injeção).

  • Mostra dados em tempo real (RPM, temperatura, etc.).

  • Verifica o estado da bateria e sensores de oxigênio.

  • É um leitor passivo: ele apenas lê as informações que o carro envia.

O que é necessário para sangria (ABS Bleeding):

Para realizar a sangria via software, você precisa de um Scanner de Serviço (Bidirecional). Esse tipo de aparelho consegue "dar ordens" ao carro, como ligar e desligar a bomba do ABS para expulsar o ar das válvulas.

  • Exemplos de scanners que costumam fazer isso: Linhas da Autel (como MaxiCheck), Launch (série CRP com funções de reset) ou scanners específicos de montadora (como VCDS para VW/Audi, OPCOM para GM, etc.).


Recomendação

Se o seu objetivo é apenas trocar o fluido de freio de forma convencional (bombeando o pedal), você não precisa de scanner (exceto em carros com módulos ABS muito específicos que retêm ar nas válvulas ou freios eletrônicos traseiros EPB). Mas se você precisa abrir as válvulas do ABS porque entrou ar no módulo, o V410 não servirá.

Próximo passo: Você gostaria que eu recomendasse algum modelo de scanner que tenha a função de sangria de ABS para uma marca de carro específica?

Passo a passo sangrando freio ABS com scanner apropriado

Este vídeo mostra como é o processo de sangria via scanner, ilustrando que o aparelho precisa comandar ativamente o módulo ABS (algo que o V410 não consegue fazer).

 

 

Chevrolet S10 2004 Diesel

Para a S10 2004 Diesel, a situação é mais específica e reforça que o scanner V410 não servirá.

Aqui está o que você precisa saber para esse modelo exato:

1. O Sistema de ABS da S10 (2004)

Nesse ano, a S10 geralmente utiliza um sistema ABS da Kelsey-Hayes (comum na S10 e Blazer dessa época) ou Bosch em alguns modelos. Esse sistema antigo usa um protocolo de comunicação específico (muitas vezes o SAE J1850 VPW ou KW81/82) que a maioria dos scanners genéricos baratos ("leitores OBD2" como o V410) não consegue acessar para funções de serviço.

2. Scanner Recomendado (Custo-Benefício)

Para quem tem Chevrolet dessa época (até ~2011), a melhor ferramenta de baixo custo não é um scanner de mão genérico, mas sim uma interface para notebook:

  • OP-COM (versão 1.70 ou 1.99):

    • O que é: Um cabo que conecta o carro a um notebook com o software específico para GM/Opel.

    • Por que funciona: Ele é muito mais profundo que scanners comuns. Ele consegue entrar no módulo de ABS da S10 e tem menus para "Testes de Atuadores" (Actuator Tests).

    • Atenção: Embora ele leia e apague erros do ABS perfeitamente, a função de sangria automatizada (Bleed Procedure) nem sempre está disponível de forma direta no menu principal para a S10 2004. Porém, ele permite acionar a bomba do ABS manualmente para fazer o fluido circular (o que ajuda a expulsar o ar) enquanto um ajudante abre o sangrador.

3. Alternativa Profissional

Se você precisa da função "One-Click Bleeding" (clicar e o scanner fazer tudo sozinho), terá que ir para equipamentos profissionais que oficinas usam, como:

  • Napro (Pc-Scan): É o padrão das oficinas no Brasil para esses carros nacionais antigos.

  • Scanner VCDS ou Tech2 (Clone): Ferramentas específicas de montadora.

Minha Recomendação Prática

Se você não é mecânico profissional e quer apenas resolver o problema do seu carro:

  1. Tente a sangria manual primeiro: Na S10 2004, a sangria convencional (pedal) resolve 90% dos casos, a menos que o módulo ABS tenha esvaziado completamente (ficou seco).

  2. Se o pedal continuar "borrachudo" (ar no módulo): A opção mais barata é levar a uma oficina que tenha o scanner Napro ou Rasther apenas para fazer esse procedimento. Comprar um scanner capaz de fazer sangria nessa S10 específica custará mais caro (acima de R$ 600-800) do que pagar o serviço.

Resumo: O V410 não vai nem ler o ABS dessa S10. Se quiser tentar em casa, pesquise pelo OP-COM (custa barato, cerca de R$ 150-200), mas exige um notebook e configuração técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.