23 de abril de 2015

Manuel Antônio de Almeida


Manuel Antônio de Almeida

Nasceu em 1831, no Rio de Janeiro, filho de pais humildes. Estudante de Medicina, publica as "Memórias de um sargento de milícias" em folhetins no suplemento "Pacotinha" do jornal Correio Mercantil, semanalmente, entre 27 de junho de 1852 e 31 de julho de 1853.
Memórias de um sargento de milícias é uma obra totalmente inovadora para a sua época, exatamento quando Macedo dominava o ambiente literário, e pode ser considerada como o verdadeiro romance de costumes do Romantismo brasileiro, pois abandona a visão da burguesia urbana para retratar o povo em toda a sua simplicidade.
Um romance que é o documento de determinada época, retratada com malícia, humor e sátira: o período de D. João VI no Brasil, justamente o momento das maiores transformações, da mudança da mentalidade colonial para a vida da Corte.
Em 1857 é nomeado diretor da Tipografia Nacional, sendo famoso o episódio em que deu emprego e orientou um menino pobre e mestiço chamado Machado de Assis.
Morre em 28 de novembro de 1861, em plena campanha política, no naufrágio de um vapor no litoral norte do Rio de Janeiro.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.