29 de julho de 2010

Combatendo os falsos profetas


Combatendo os falsos profetas


"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mt 24.24"


A proliferação dos falsos profetas é um indicativo da vinda de Cristo e, alerta para a igreja.

Desde o princípio, Deus já falava ao seu povo acerca dos falsos profetas. Nestes últimos dias, aumenta-se o número deles, enganam fraudelentamente as pessoas com lisonjas.

São mensageiros que vem até nós "vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mt 7.15
Por isso, todo cuidado é pouco.



O ministério profético no Antigo Testamento

Iníciou ainda no Antigo Testamento. Ex 7.1 
O propósito era fazê-los atalaias de Deus na Terra (2Rs 17.13) comunicando aos homens sua mensagem de consolação (Is 40.1) e exortação espiritual (Jr 35.13).

Infelizmente, os verdadeiros profetas de Deus foram (e continuam sendo) desprezados. 2Cr 24.19

Nos dias de Moisés a manifestação profética era limitada. Nm 11.25
Os profetas tinham uma missão específica (Jr 1.4-19), eram perseguidos (Jr 15.15-21), maltratados (1Rs 18.9-14), buscavam despertar o povo ao concerto e reavivamento (Ag 2.1-23). A mensagem era para aquele momento específico como também para o futuro.

Ao ser chamado por Deus, Jeremias se julga incapaz para a função. (Jr 1.6) Entretanto, o Senhor lhe fala de algo muito nobre: "E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca, e disse-me: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca". Jr 1.9

Isto signfica que as palavras do profeta não são suas, mas de Deus.
Jr 13.8; 16.1; 18.5



O dom de profecia no Novo Testamento

Através do ensino do apóstolo Paulo, aprendemos a importância do dom de profecia. 1Co 14.1

Este dom é uma manifestação do Espírito no seio da Igreja: 
"...pelo mesmo Espírito... a outro a profecia..." 1Co 12.10

A fim de suprir as necessidades espirituais no corpo de Cristo. 1Co 12.11

Tem como propósito tornar os cristãos mais frutíferos. 1Co 12.7

Mais espirituais. At 13.52

Tornando a unidade mais eficaz. Ef 4.4

E elevando a comunhão com Deus. 1Co 14.2



Um dom que edifica

Instruindo a Igreja acerca do uso dos dons espirituais, o apóstolo Paulo enfatiza que o dom de profecia tem por objetivo edificar o corpo de Cristo: "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação..." 1Co 14.3

Em todo o tempo o Senhor se preocupa com a edificação da igreja (Ef 4.12) e, para isso, na sua soberania, pode usar seus vasos através do dom da profecia (1Co 14.4)



Um dom que exorta

A exortação, ao contrário do que muitos pensam, é usada para fortalecimento espiritual através da ministração de palavras de ânimo e encorajamento: "Mas o que profetiza fala aos homens... para exortação". 1 Co 14.3; 1Ts 5.11

Como todo dom divino, a exortação deve ser praticada na sabedoria de Deus: 
"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. 1Ts 4.1; Rm 12.8



Um dom que consola

A Bíblia afirma que Deus é o Pai das consolações. 2Co 1.3 
Ele enviou o Consolador (Jo 14.16), o Espírito da Verdade, que habita em nós. Jo 14.17
Esse mesmo Espírito, entretanto, manifesta-se através do dom de profecia, a fim de consolar a igreja: "Mas o que profetiza fala aos homens para... consolação" 1Co 14.3, para proporcionar satisfação a outros. 2Co 1.4



O PERIGO DA ATUAÇÃO DOS FALSOS PROFETAS

Os falsos profetas trazem um ensino diferente, desviando os cristãos do Deus verdadeiro. Ensinam preceitos que fogem da doutrina bíblica, fazendo com que o povo adore algo diferente do Deus revelado pela Bíblia.
O cristão deve estar alerta (2Pe 2.1), pois eles surgirão (Mc 13.22). 
Devemos prová-los, mediante a Palavra de Deus. 2Co 14.29

O perigo do desvio espiritual
Infelizmente, muitos se tem desviado da Casa de Deus por causa de falsos profetas. Os 11.7
Por isso a advertência divina contra esse iminente perigo espiritual:
Não mandei os profetas, e, todavia eles foram correndo; não lhes falei a eles, e, todavia eles profetizaram. Jr 23.21

O perigo do 'espírito de mentira'

Os falsos profetas trazem consigo um "espírito de mentira". Por isto, todo o cuidado é pouco: "...eu sairei e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas..." 2Cr 18.21
Certamente, isto nos traz grande lição espiritual acerca deste terrível "espírito" que opera nos dias atuais. 2Ts 2.11
Infelizmente, há muitos que possuem um caráter reprovável, estando dentro das igrejas semeando mentiras através de sua hipocrisia. 2Tm 4.2,3



O perigo de falar em nome de Deus

Para instruir seu povo acerca disto, o Senhor mostrou como discernir os falsos dos verdadeiros: "Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou... não tenhas temor dele." Dt 18.22

Cabe a igreja, om base nas Escrituras Sagradas, verificar a autenticidade bíblica das mensagens proféticas, para que seus membros não incorram em alguma heresia. 1Co 14.29



A OBRIGAÇÃO DE COMBATER OS FALSOS PROFETAS

Se alguém não crê no ministério da encarnação do Verbo (Jo 1.14), o Filho de Deus, nascido da virgem, tal profeta não é de Deus. O apóstolo João faz alerta contra os falsos profetas: "...porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" (1Jo 4.1) Devemos estar atentos às falsas doutrinas que chegam até nós. 1Tm 4.1

É necessário discerni-los

Os cristãos não devem ser ingênuos a ponto de aceitar indiscriminadamente qualquer profecia como sendo de Deus. 1Co 14.29
O apóstolo João nos orienta como podemos discernir os falsos profetas nestes últimos dias:
"Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus..." 1Jo 4.2,3

O apostolo Paulo ratifica o ensino de João, dizendo que, "ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." 1Co 12.3

É necessário vencê-los

O apóstolo João nos anima diante da realidade dos últimos dias, dizendo: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo" 1Jo 4.4

É hora de enfrentarmos os falsos profetascom a verdade bíblica: "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convercer os contradizentes." Tt 1.9

Os obreiros do Senhor devem ensinar, encorajar e exortar com a Palavra de Deus a fim de levar os coraçãos e mentes à sincera devoção, verdade e justiça de Cristo. 2Tm 4.2;

Confrontando os que ensinam heresias, a fim de defender a verdade. 2Tm 2.24-26

Se recusarem a correção, deverá persuadir os demais cristãos da igreja quanto a falsidade deses ensinos contrários.

É necessário destacar o falso

O apóstolo João nos ajuda a fazer distinção entre o falso e o verdadeiro, dizendo:
"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." 1Jo 4.6

O que distingue fundamentalmente o povo do mundo e o povo de Deus são as atitudes em relação a pessoa de Jesus Cristo. Através da iluminação do Espírito Santo, os verdadeiros cristãos vencem os falsos mestres. A mentira e o joio caminham juntos na tentativa de confundir o povo de Deus. Mt 13.30

Somente o conhecimento da verdade nos liberta desses espíritos enganadores que rondam a Igreja do Senhor Jesus. Jo 8.32; Ef 1.17

O perfil bíblico dos dias atuais está por demais traçado nas páginas da Bíblia Sagrada. Através dela, podemos conhecer os "espíritos" que já operam nesta última hora. Somente cheios do Espírito Santo (Ef 5.18) podemos discernir cada astúcia satânica que se aproxima da Igreja.

Que vivamos estas últimas horas debaixo da graça do Senhor Jesus (Ef 2.8-10), sempre vestidos da armadura de Deus, com a qual podemos vencer todos os ataques do diabo. Ef 6.1-10

Que Deus nos abençoe.



Fonte: Epistolas de João: o amor é a virtude suprema da autêntica espiritualidade. Rio de Janeiro. Editora Betel, s/d.

Fonte da foto:
http://ocaminho.org.br/portal/wp-content/uploads/amo-a-palavra.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.