20 de setembro de 2015

Temístocles, Grécia Antiga

GRÉCIA 


[Antigamente...]

Surgiu uma nova geração de pensadores e eles tinham uma razão para construir coisas. para entender a natureza, para criar tecnologia. É impressionante imaginar como aquelas pessoas conseguiram erguer aquelas pedras gigantescas. A Pérsia era a superpotência da época. Extremamente rica, auto-confiante. O maior império multiétnico, multicultural, já visto.

Mas, opor-se à Pérsia, a superpotência da época não seria nada fácil para ele. Themistocles (525a.C até 460 a.C) Ele sempre foi diferente. Ele se via diferente. Orgulhava-se de sua falta de polidez. Dizia que talvez não soubesse afinar lira ou cantar bem mas sabia como fazer uma cidade grande e livre. Ele percebeu que a água não era o elemento natural dos persas. O poderio da Pérsia era em terra. A religião persa considerava a água salgada demoníaca.
A desvantagem da Marinha grega era de um para dois. E Temístocles enfrentava um problema quase insolúvel. Unir um grupo disparatado de guerreiros sob um só comando. O bom do desenvolvimento cívico da Grécia antiga era a Cidade-Estado. Cada uma era como um mini-país independente dentro da Grécia. O ruim do desenvolvimento cívico da Grécia antiga era a Cidade-Estado. Por mais que a maioria dessas Cidades-Estados falassem a mesma língua e cultuasse os mesmos deuses não existia o sentido de unidade nacional. Cada uma só se importava com seu próprio desenvolvimento. Assim, ou não se davam bem, ou se atacavam abertamente.
[...]Ele tinha que transformar desvantagem em vantagem. Ele tinha menos navios que os persas. Tinha de atraí-los para um local onde não pudessem avançar com todos os navios. Forçar um afunilamento do avanço persa. O melhor lugar para isso eram os Estreitos de Salamis.
Atenas tinha uma prática chamada "ostracismo". Um debate anual sobre impopularidade onde se votava no político considerado mais perigoso para o processo político. E o exilavam por 10 anos.
Temístocles era um homem muito sagaz, ardiloso. Sabia que os persas preferiam vencer batalhas através da diplomacia, da intimidação e subornando traidores. Ao amanhecer, os persas descobriram, perplexos que a frota grega não estava em fuga mas sim, em formação de tabalha. E que eles, os persas, teriam de lutar. Foi um belo cenário de batalha planejado por Temístocles. Oficiais persas morreram em proporções fora do comum. Se os gregos não tivessem vencido a batalha de Salamis a civilização grega, a Grécia antiga, os valores que compartilhamos hoje talvez nunca tivessem existido.


Tire suas próprias conclusões...

https://www.youtube.com/watch?v=tn4yk2fzFuI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.